Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
natureza e sistema solar
homem
natureza e o homem
alterações climáticas sempre existiram
Created with Survey Maker

Os períodos de arrefecimento e aquecimento da terra são cíclicos



Quando se fala no termo "aquecimento global de origem antropogénica", um conceito dúbio, erróneo e ainda por provar, a maioria das pessoas não entende que a terra funciona por ciclos. É necessário olhar para trás e recuar milhões de anos. O planeta terra tem períodos oscilantes frequentes de aquecimento e arrefecimento há já milhões de anos, mesmo antes de o homem ter aparecido e dominado a natureza.

A era glaciar é cíclica e corresponde a um período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos.

Ainda vivemos uma era glaciar?

Durante a era do gelo as temperaturas descem. Há quem afirme que ainda nos encontramos numa era glaciar (pois tanto o manto de gelo da Groenlândia como o manto de gelo antártico ainda existem). No entanto, actualmente, já não existem os extensos mantos de gelo sobre a América do Norte e Eurásia: período onde o gelo atingiu o seu pico há cerca de 20 000 anos. Nessa altura metade da América do Norte estava coberta de gelo.

Durante a era glaciar o nível da água desce e sobe a quantidade de gelo acumulada. A água é transportada do mar, pela evaporação, para o solo através da precipitação de neve e da tranformação em gelo. A última era glaciar durou 1600 anos.

Quando termina a era do gelo dá-se o contrário - um período de aquecimento da terra com o derretimento do calote de gelo e a sua diminuição de volume, e a consequente subida do nível das águas.

Quais as causas para estas mudanças cíclicas?

Há vários fatores importantes que podem explicar o fenómeno: a composição da atmosfera, as mudanças na órbita da Terra em torno do Sol conhecidas como ciclos de Milankovitch, a órbita do Sol em torno da galáxia, o movimento das placas tectônicas, variações da atividade solar nomeadamente as manchas, e as acções vulcânicas que originam o aumento de dióxido de carbono.

Há provas físicas que mostram a teoria de aquecimento e arrefecimento da terra

Quando reparamos que debaixo do Saara existem fósseis e vestígios de animais e plantas, chegamos à conclusão de que o deserto já foi verde. Durante o período de gelo e degelo dão-se transformações drásticas na morfologia do solo, na crosta da terra e nos microclimas locais. E por vezes os animais não conseguem adaptar-se a essas alterações.

As cascatas do Niagara são fruto do derretimento do gelo no norte da América. Há muitas provas para além destas. Mas as consequências mais evidentes são a submersão ou emersão de zonas de solo fruto da alteração do nível da terra. Por isso quando se fala no terror e pavor à subida ou descida do nível do mar, tudo isso não passa de um fenómeno mais vasto daquilo que o homem pode imaginar.

Procurar aterrorizar a mente das pessoas faz parte de uma campanha mediática. Se o fenómeno de aquecimento e arrefecimento da terra é cíclico, o melhor é desfrutar e aproveitar porque é preferível viver com temperaturas amenas do que no frio. Mas goze a vida com sensatez e espírito ecológico. O que polui o planeta terra não é o CO2 mas sim os desastres ambientais.

Fonte: wikipedia, fevereiro 2013

1 comentário:

Gatos, Corujas, Girassóis e Borboletas disse...

Concordo totalmente com estas informações. Não tenho dúvidas de que a Terra, assim como todo o Universo, movimentam-se em longos e infinitos ciclos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...