Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
natureza e sistema solar
homem
natureza e o homem
alterações climáticas sempre existiram
Created with Survey Maker

O que é mais perigoso: CO2 (dióxido de carbono) ou CO (monóxido de carbono)?



A perseguição que está a ser feita ao dióxido de carbono - CO2 -, fruto de campanhas mediáticas de pseudo-defensores do ambiente e das alterações climáticas, veio encher o cérebro de muitos incautos com inverdades. A diabolização mediática ao CO2 leva a que muitos esqueçam que este gás não é nocivo, pelo contrário o CO2 é fundamental na produção de Oxigénio através das plantas.

A inalação contínua de CO2 e a ausência de Oxigénio pode causar náuseas mas nunca provoca a morte dos seres vivos. Basta referir que durante o processo natural de respiração o homem inspira Oxigénio e expira CO2. O CO2 é fundamental nesta cadeia.

Pelo contrário existe um gás muito nocivo para os seres vivos. Falamos do CO - mónóxido de carbono - e que tem origem nas fugas de gás ou nos escapes de automóveis. O CO não tem cheiro, é incolor e a sua inalação contínua durante um determinado período de tempo pode levar à morte do homem e dos seres vivos.

Quando há fugas de gás recomenda-se a abertura de todas as janelas da casa para que o CO desapareça para o exterior e seja substituído pelo Oxigénio o mais rapidamente possível. Em Portugal existe um caso raro de uma pessoa que ficou paralisada das pernas quando, em criança, inalou CO inadvertidamente após tomar banho.

O esquentador a gás apresentava uma fuga. A criança não sabia o que era o CO nem sabia do seu perigo, e por isso não se lembrou de abrir as janelas. Pelo facto de ter ficado durante muito tempo a respirar CO acabou por ficar com as pernas inutilizadas para o resto da vida.

Por isso as campanhas mediáticas deveriam focar mais a sua atenção no CO e não no CO2. Se esta criança soubesse do perigo do CO hoje poderia utilizar as pernas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...