Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
Alterações climáticas são um tema exclusivo da nossa era? Pois bem, lamento mas já existem há milhares de anos
De "aquecimento global" a "alterações climáticas"
Quando surgiu há uns anos o tema do aquecimento global nos media, e se constatou que o planeta afinal não estaria a aquecer tanto como previam os profetas da desgraça, rapidamente trataram de mudar a designação da teoria para toda a propaganda não cair por terra.
E a pior forma que se encontrou foi mudar o nome para alterações climáticas. O objectivo é sempre o mesmo: procurar culpar o homem. Se o planeta não aquece tanto (como desejariam) então está a ser afectado noutro lado qualquer pelo ... ser humano.
O homem no centro do universo?
Aquilo que era uma teoria sobre um facto específico - o aquecimento ou não do planeta - rapidamente mudou para factos mais díspares e distintos. Foi o mesmo que meter alhos e bugalhos no mesmo saco agravando ainda mais o peso da culpa do ser humano, precisamente aquilo que gostava de fazer a inquisição na idade média durante a caça às "bruxas".
Quando se diz que as alterações climáticas são culpa exclusiva do homem está-se a cometer um enorme "pecado". Um erro científico que já aconteceu no passado quando Galileu pretendeu mostrar à igreja que o centro do universo não era a Terra mas sim o Sol.
Alterações climáticas são tão velhas como os dinossauros
Pois bem, você foi atrás do canto da sereia? Lamento que tenha sido enganado pelos media, mas as alterações climáticas não são um tema exclusivo da nossa era já que existem há milhares de anos no nosso planeta. Ou melhor a designação foi criada recentemente mas o conceito em si é tão velho como a existência do nosso universo.
Para provar isto não é preciso grandes conhecimentos científicos. O planeta já passou por grandes transformações da sua placa tectónica que alterou a forma do território e, consequentemente, implicou grandes mudanças no clima local, com todos os seres vivos a terem de se adaptar se quisessem sobreviver.
Basta olhar para aquilo que era e aquilo que é, hoje, o deserto do Saara. Onde existe hoje um imenso areal de dunas já existiu mar há milhares de anos. Que o digam os dinossauros quando se extinguiram da face da Terra ao sentirem na pele as alterações climáticas que ocorreram. E, que se saiba, nessa altura os primórdios do homem pouca ou nenhuma influência tiveram nas mutações do planeta.
É errado querer atribuir ao homem o exclusivo de culpas para a existência de mutações no clima e no planeta. Por isso lamento ter de frustrar outra vez o leitor mas, quer queira quer não queira, as alterações climáticas continuarão sempre a existir até ao fim do universo.
Sem comentários:
Enviar um comentário