Existe uma teoria que acusa a exploração de petróleo ou gás com terramotos. A exploração contribui para um agravamento dos tremores de terra em todo o mundo. No século XXI tem-se verificado um aumento repentino no número de terremotos. E certos terramotos parecem ter ligações com as explorações.
Mas porquê esta mudança?
Estudos geológicos indicam que um terremoto é uma vibração ou movimento de uma parte da crosta terrestre devido às falhas da crosta terrestre, ou a efeitos das forças vulcânicas. As alterações climáticas, a energia geotérmica, o derretimento do Ártico ou a subida do nível do mar são alguns dos eventos que podem causar instabilidade e desequilíbrios sobre a superfície terrestre interior ou sob o mar.
Pode haver muitas outras pequenas explicações. Mas há uma que é intrigante - a exploração de milhões de toneladas de petróleo e gás natural na Terra. E há ainda outra: os testes de armas nucleares.
As explorações podem desencadear grandes sismos.
É como o desencadeamento de uma avalanche. Um pequeno accionamento no topo de uma montanha de neve pode criar uma terrível avalanche.
Uma vez disparado, a magnitude de um terramoto amplifica com a ajuda de outros factores.
A partir do momento da sua evolução, a Terra transformou-se numa forma muito instável, activa e dinâmica. Existem dos poços de petróleo no interior da terra.
E a perfuração da terra pelo homem foi para atender às suas necessidades. Mas nos últimos 100 anos, foram retirados bilhões de galões de petróleo da profundidade da terra. Do mesmo modo bilhões de toneladas de metais e granito / mármore foram extraídos e exploradas da terra.
Isto terá definitivamente criado zonas que estão vazias e devem ser preenchidos. A súbita perda de pressão nesses pontos terá criado zonas, que estão prontas a desabar.
Com isto a crosta terrestre interior terá perdido força devido à remoção de metais e, ao mesmo tempo, tem de enfrentar o aumento da pressão da massa sobre a superfície terrestre.
Portanto sismos ocorridos durante a formação desses poços irão ocorrer durante a dissolução desses poços.
Por exemplo, considere-se o terramoto na Indonésia. Aconteceu devido à exploração petrolífera no território indonésio e Austrália.
Considere-se o recente terramoto no Irão. Tem acontecido devido a exploração petrolífera na região.
Considere-se o recente terramoto no norte dos Estados Unidos. Tem acontecido devido à exploração de petróleo na zona e no Canadá.
Considere-se o recente terramoto na África do Sul. Tem acontecido devido à mineração na região.
Poderemos proteger a nossa Terra, neste momento? Como?
Definitivamente vale a pena tentar. Reduzir drasticamente o consumo de petróleo.
abril 2012
2 comentários:
Bardzo fajnie napisane. Pozdrawiam serdecznie !
thanks
Enviar um comentário