Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
Surto de legionella em Vila Franca de Xira com origem em vapores na atmosfera
O surto de legionella que se deu em Vila Franca de Xira em 2014 teve origem em vapores existentes na atmosfera. É sabido que a bactéria da legionella só se transmite pela inalação, respiração ou inspiração de ar com gotículas de água. Gotículas essas que têm origem em vapores provenientes de actividades humanas domésticas ou industriais, como é o caso da água quente ao tomar duche ou de emissões de máquinas ou chaminés. A humidade existente no ar também pode ser responsável pela propagação. A bactéria aloja-se sempre nas gotículas de vapor de água doméstica ou pluvial mas morre sempre que a mesma água é fervida.
Fumo amarelo que saiu das chaminés industriais não era CO2
As causas mais prováveis da origem da bactéria da legionella em Vila Franca de Xira terão estado nas torres de refrigeração do complexo industrial próximo. Por sua vez as chaminés industriais emitiram vapores e fumos de cor amarela que se misturaram com a bactéria dada a proximidade entre chaminés e torres de refrigeração. Esta é a teoria mais plausível. Com o vento os vapores e fumos alastraram-se até às localidades mais próximas ajudando a bactéria a alojar-se na população. Ora certamente que esses fumos com cor própria não eram CO2...Todos os doentes que apareceram noutras regiões do país tinham estado anteriormente em Vila Franca.
A alteração ao método de fiscalização da qualidade do ar em fábricas ou locais de trabalho e dos respectivos equipamentos de ventilação e refrigeração como ar condicionado ou outros aparelhos, ditou um certo "desleixo" por parte das autoridades de saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário