Antes de irmos directamente ao tema do título deste post comecemos pela declaração do ministro do ambiente onde referiu que os veículos a diesel terão tendência, no futuro próximo, a desvalorizaram-se. Diz mesmo que estes têm "os dias contados". A frase gerou uma onda de indignação nacional em várias entidades e abriu uma guerra entre veículos eléctricos, veículos a diesel e veículos a gasolina, para saber qual deles polui menos.
Qual o veículo que polui menos? Eléctrico vs Diesel vs Gasolina
Os veículos eléctricos têm uma característica estética que os distingue dos demais tradicionais a combustão: não têm tudo de escape, ou melhor não necessitam dele. Manda a regra que quantos mais tubos de escape tem um bólide a combustão, mais potência e cavalos tem o motor e logo mais caro, uma forma de status.
Só que como os carros 100% eléctricos não efectuam emissões de gases para a atmosfera não necessitam desse apêndice ... "masculino". E logo aí se conclui que estes veículos são mais limpos em termos de emissões do que qualquer veículo a combustão.
Desde logo a questão de qual polui menos fica arrumada. Os veículos eléctricos são campeões. Portanto o duelo seguinte fica para o 2º posto.
Qual o mais ecológico: motor a gasolina ou a gasóleo?
E aqui entra o busilis da questão: um dos argumentos mais usados que se tem lido e ouvido entre estes dois tipos de veículos é o das emissões de CO2. Ora como é sabido o escândalo "dieselgate" veio por a nú um facto: ficámos a saber que afinal um dos grandes inimigos da saúde publica não é o CO2 mas antes o NOx (óxido de azoto), um gás realmente perigoso para os humanos e emitido pelos escapes de veículos a diesel.
Embora os veículos mais modernos a diesel tenham de cumprir as normas europeias mais recentes o seu fabrico fica cada vez mais caro e algumas marcas já decidiram abandonar esta tecnologia.
Os veículos a diesel ficam a perder para os veículos a gasolina nas emissões de NOx e de partículas. E qual deles emite mais ou menos CO2? Será este um argumento válido? Faz algum sentido usar as emissões de CO2 como argumento para ver qual deles polui mais?
A pergunta fulcral que se coloca é esta: o CO2 é poluição?
Para procurar responder à dúvida vejamos vários exemplos que qualquer pessoa pode confirmar sem necessidade de ter grandes conhecimentos científicos.
1 - Se o CO2 fosse poluição então os seres humanos são poluidores por natureza, uma vez que durante a respiração expiram CO2.
2 - O CO2 é fundamental para as plantas produzirem oxigénio. Se o CO2 fosse realmente poluição e um gás perigoso então as plantas nunca o usariam durante o processo de fotossíntese.
3 - O CO2 está presente em bebidas gaseificadas, logo prova que não é um poluidor. Está também presente em cubos de gelo.
4 - O CO2 também é usado como fertilizante transportado por via aérea, potenciando o crescimento das plantas e diminuindo as suas necessidades de água. Sem CO2 não haveria comida no nosso planeta.
5 - O CO2 é usado no fabrico de materiais como, por exemplo, blocos para a construção de paredes. A start-up portuguesa "eCO2Block" desenvolveu este produto que tem como matéria prima escória (resíduos industriais), água não potável e CO2.
6 - O CO2 é usado em extintores de combate a incêndios.
Por estas razões descritas atrás é difícil compreender que se diga repetidamente e de forma leviana que o CO2 seja poluição. É desonestidade intelectual já que um agente poluidor é aquele polui a água ou o ar, que contamina, que é venenoso e tóxico. Algo que não se verifica com o CO2.
É óbvio que uma atmosfera ausente de oxigénio e carregada de CO2 torna-se irrespirável para os seres humanos, mas é falso que seja um poluente. As plantas estão cá para nos ajudar a transformar o CO2 em oxigénio. As árvores precisam de CO2 na atmosfera.
1 comentário:
Muito bom e oportuno. Obrigado.
Enviar um comentário