Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
natureza e sistema solar
homem
natureza e o homem
alterações climáticas sempre existiram
Created with Survey Maker

Urso pardo regressa a Portugal passados 176 anos, e o urso polar está em risco de extinção?




Pode ter sido momentâneo, pode ser um regresso para explorar o território ou pode ser ainda um regresso para ficar. O que é certo é que há mais de 176 anos que não se viam ursos pardos em Portugal e isso aconteceu no Parque Natural de Montesinho, com o ICNF a confirmar a presença desta espécie através das pegadas deixadas no solo.

O urso-pardo que foi detectado em Bragança vem de uma subpopulação localizada na fronteira entre Espanha com o norte de Portugal. Isto é um sinal claro que o Parque Natural de Montesinho apresenta excelentes condições ambientais para o urso pardo. Uma notícia bastante irónica quando se lêem diversas notícias alarmantes a referir a ameaça de extinção de várias espécies animais.

E o urso polar está em risco de extinção?

Se o urso pardo está em expansão no norte de Espanha o que dizer do urso polar? A ideia generalizada que se tem ouvindo e lendo os media é de que o número de ursos polares está em queda fruto de um hipotético derretimento da camada de gelo do Ártico. Mas se consultarmos no site da WWF (https://arcticwwf.org/species/polar-bear/population/) verificamos que as populações de ursos polares em 2017 está maioritariamente estável ou em crescimento, consoante o mapa indica. E em 2019 surgiram notícias a relatar a invasão de ursos polares em regiões da Rússia habitadas por humanos.











Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...