Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
Comer carne provoca o aquecimento global?
Artigo sobre este tema: Link.
A ONU apela a que se reduza drasticamente o consumo de carne para combater as alterações climáticas alicerçando este argumento num estudo foi feito pelo IPCC - painel que assessora a ONU sobre o tema da mudança climática.
A relação entre o consumo de carne e o alegado aquecimento global tem como ponto fulcral o impacto indirecto da desflorestação necessária para a criação de zonas de pasto para o gado. E dá o exemplo dos incêndios na Amazónia. Como é do senso comum as florestas são essenciais para a boa "saúde" do planeta e quanto mais o ser humano destruir hectares e hectars de zonas verdes mais o ambiente se vai ressentir. Uma medida para mitigar esta consequência seria a diminuição do consumo de carne em prol de uma dieta vegetariana. Isso desincentivaria a queima de mais florestas. O estudo também refere que o gado potencia a libertação na atmosfera de gás metano durante a digestão. Reduzir a produção de gado diminuiria a libertação desse gás nocivo.
Mas o facto de haver mudanças nos hábitos alimentares da população, isso por si só, não é uma garantia de que a temperatura do planeta diminua ou que as alterações climáticas desapareçam de vez do planeta (elas já ocorrem há milhares de anos).
Um facto curioso: em alguns estados da Índia o abate e consumo de gado bovino é proibido devido a crenças religiosas hindus que consideram o gado como sendo um animal sagrado com direito a honrarias (imagem). Seria interessante o IPCC fazer um estudo para verificar se nestas regiões da Índia a temperatura diminuiu ao longo do tempo por haver menor consumo de carne.
Sem comentários:
Enviar um comentário