Quando se pensa em veículos a combustão vem logo à cabeça de muitos o CO2 como sendo o pior agente para o meio ambiente. Pelo menos é o que tem merecido mais destaque no tema polémico das alterações climáticas. Mas quando comparado com outras substâncias acaba por ser ridículo dizer-se que o CO2 é poluição.
O escândalo do "dieselgate" mostrou que há outros elementos bem mais nocivos para o ambiente e para os seres vivos do que o famigerado CO2. Eis uma lista completa das substâncias nocivas que são emitidas pelos veículos a combustão:
1 - Monóxido de carbono (CO) - um gás sem cheiro e invisível letal para os seres vivos. Proveniente de ciclos incompletos do motor de combustão e quando respirado em quantidades consideráveis, e na ausência de oxigénio, pode provocar a morte. O CO foi um gás usado pelos nazis para exterminar judeus nos campos de concentração, colocando mangas ligando os tubos de escape de veículos a combustão com as salas onde se encontravam as vítimas. Quando ocorrem anomalias em esquentadores a inalação de monóxido de carbono é bastante perigosa podendo provocar a morte se não forem abertas as janelas para arejar. Sem dúvida o agente mais perigoso de todos.
2 - Óxidos de azoto (NOx) - este agente poluente perigoso mereceu destaque depois do escândalo do "dieselgate". A combustão de combustíveis fósseis é a sua maior fonte de emissão. Estudos recentes mostram que podem ser cancerígenos e provocam doenças respiratórias. Os óxidos de azoto contribuem para a deposição de ácidos nos solos com efeitos nocivos no ecossistema.
3 - Hidrocarbonetos não queimados (HC) - os combustíveis possuem vários compostos conhecidos como hidrocarbonetos. Quando a combustão nos motores a combustão não é feita de forma eficiente os hidrocarbonetos não queimados são libertados para a atmosfera. Contribui para o efeito de estufa e destrói a camada de ozono. É cancerígeno, provoca doenças respiratórias nos seres humanos e contamina as plantas.
4 - Partículas finas - uma substância proveniente dos veículos a diesel, criadas através da combustão. Algumas são visíveis a olho nú e outras só com microscópio. Estas são as piores porque quando inaladas afectam pulmões, coração e cérebro podendo provocar doenças respiratórias irreparáveis, mais sentidas nos centros urbanos com grande movimento automóvel. Os veículos a diesel possuem filtros de partículas para minimizar este problema mas nem sempre funcionam a 100% e com o passar dos anos perdem a eficiência. Uma reportagem recente mostra que muitos condutores optam por retirar o filtro por ser mais barato do que substituir por um novo o que acaba por ser um crime ambiental.
5 - Metano (CH4) - um gás com efeito de estufa, tem um tempo de permanência na atmosfera mais curto que o CO2 mas é 25% mais eficiente na conservação da radiação do que o CO2.
6 - Protóxido de azoto (N2O) - outro gás com pior efeito de estufa do que o CO2. Este agente permanece na atmosfera em média 100 anos.
7 - Dióxido de carbono (CO2) - causado pela queima de combustíveis fósseis é um agente com efeito de estufa mas que não tem o carácter de ser perigoso para a saúde como o Nox e o CO. Basta lembrar que no processo de respiração os seres humanos emitem CO2, por isso é intelectualmente desonesto considerar o CO2 como um agente poluente.
8 - Vapor de água - proveniente da temperatura dos gases que em contacto com o ar frio na atmosfera originam vapor de água.
Quando falamos nas emissões poluentes provenientes dos veículos a combustão convém frisar primeiro a categoria dos agentes nocivos para os seres vivos e só depois podemos colocar numa outra categoria os agentes que contribuem maioritariamente para o efeito de estufa. E mesmo nesta categoria o CO2 não é o pior deles todos. Como se pode ver a seguir apesar de ter ganho grande popularidade nos media o CO2 acaba por ser o menos letal.
Por ordem de perigosidade - do mais nocivo para o menos nocivo:
Agentes nocivos para os seres vivos e o ambiente:
CO
NOx
HC
Partículas finas
Agentes nocivos para o efeito estufa:
Vapor de água
CH4
N2O
CO2
Agentes nocivos para os seres vivos e o ambiente:
CO
NOx
HC
Partículas finas
Agentes nocivos para o efeito estufa:
Vapor de água
CH4
N2O
CO2
Sem comentários:
Enviar um comentário