Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
Carros a hidrogénio potenciam (ainda mais) o efeito de estufa
Ao contrário do que se pensa os carros a hidrogénio não são uma solução racional como alternativa aos carros a combustão de produtos petrolíferos. Os carros a combustão têm sido alvo da censura pelo facto de poluirem o ambiente (emissões de partículas cancerígenas) e contribuirem para o efeito de estufa (emissões de CO2). A indústria automóvel procura alternativas aos propulsores a combustão para minimizar as referidas emissões. Existem vários tipos de veículos de propulsão alternativa que conseguem reduzir essas emissões. Os veículos híbridos, os veículos eléctricos, os veículos a hidrogénio e outros.
Os veículos híbridos alternam entre um motor a combustão e um motor eléctrico, procurando uma melhor eficiência sem diminuir a autonomia. Os veículos eléctricos são os ideais para o meio ambiente pois não emitem qualquer elemento nocivo para a atmosfera. Também existem os veículos a hidrogénio. Uma das características é que transformam o hidrogénio em vapor de água. O que se lê é que isso é uma vantagem. Mas será mesmo?
Como se sabe o maior gás que contribui para o efeito de estufa não é o CO2 mas antes o vapor de água. Sim o vapor de água potencia o tão propalado e hipotético "aquecimento global" através do efeito de estufa. Se o vapor de água é nocivo para o planeta então os veículos a hidrogénio também o são ao libertarem vapor de água para a atmosfera. Para além disso há que ter em conta que o hidrogénio é um gás altamente inflamável. Em caso de acidente ou vandalismo os veículos a hidrogénio correm o risco de explodir caso o gás inserido no depósito entre em contacto directo com o ar.
Os veículos a hidrogénio são autênticas bombas ambulantes e que potenciam o efeito de estufa. Por isso mesmo não são uma solução alternativa racional aos veículos a combustão de produtos petrolíferos. A tentativa de implementar veículos a hidrogénio como alternativa aos veículos a combustão é mais um embuste mediático fruto de campanhas de desinformação.
Sem comentários:
Enviar um comentário