Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
O ar limpo provoca furacões?
A revista "Nature Geoscience" publicou um artigo sobre uma teoria que refere que o ar limpo pode provocar mais furacões. Como chegaram a esta conclusão? Cientistas analisaram dados do séc. XX que mostram que as tempestades foram num número mais reduzido do que o actual séc. XXI. Ora o séc. XX é conhecido pelo século do desenvolvimento industrial onde o ar atmosférico era bastante poluído.
Esses cientistas referem que os aerossóis, que entretanto foram restringidos, faziam reflectir a luz do sol, dificultando a formação de furacões. Com a redução de aerossóis o número de tempestades tropicais aumentou. Esta teoria é um pouco discutível porque baseia-se numa relações de factos através de meras coincidências. Não é 100% certo que os aerossóis possam influenciar este fenómeno. Os cientistas necessitam de desenvolver teorias mais credíveis e deixar de desprezar a influência de outros factores como o Sol, a actividade vulcânica ou a geometria da órbita e do eixo da Terra no comportamento atmosférico terrestre.
A teoria é descabida porque não faz sentido que o homem agora tenha de poluir mais o ar para diminuir o surgimento de furacões ou tornados. O fenómeno de um tornado é mais complexo.
Sem comentários:
Enviar um comentário