Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
CO2 ajuda a diminuir o buraco da camada de ozono
O CO2 tem sido demasiado castigado pelos media na teoria do aquecimento global, mas parece que este gás tem algumas virtudes. A ONU concluiu que o buraco na camada de ozono tem vindo a diminuir nos últimos anos e o CO2 pode ter dado uma ajuda.
Afinal se lançarmos mais gases com efeito de estufa para a atmosfera a cicatrização do buraco do ozono pode eventualmente ser mais rápida. A camada de ozono serve para proteger a Terra dos raios ultravioleta. O seu surgimento ocorreu em 1980 devido aos clorofluorcarbonetos (CFC) e aos halons que se encontram em aerossóis, frigoríficos, extintores e outras aplicações químicas, mas tem vindo progressivamente a diminuir e desde 2000 que a situação estabilizou.
É, portanto, curioso que o buraco na camada de ozono e o tema das alterações climáticas estejam interligados entre si. É um autêntico paradoxo e uma verdadeira ironia do planeta. O agravamento dos gases com efeito de estufa ajudam a resolver o problema do buraco na camada de ozono.
Mas nem todos os gases com efeito de estufa dão contributos positivos. O dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) são benéficos já que tendem a aumentar a concentração de ozono e a fechar o buraco. Já o óxido nitroso (N2O) acaba por ser prejudicial para o efeito de estufa e para a camada de ozono. A demonização mediática do CO2 não faz sentido.
Sem comentários:
Enviar um comentário