Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
NASA prepara lançamento da sonda Parker em direcção ao Sol
O objectivo é estudar a atmosfera do Sol e aproximar o mais possível uma sonda do astro-rei. Claro que a sonda não pode aproximar-se demasiado dadas as elevadas temperaturas. A distância da sonda Parker Solar Probe em relação ao Sol será de 6 milhões de quilómetros. Parece muito mas é o suficiente para escaldar qualquer ser humano. Por isso a protecção da sonda foi fabricada num compósito de carbono com 11cm de espessura inovador capaz de resistir a temperaturas acima dos 1000ºC. Trata-se do escudo térmico mais sofisticado de sempre.
A sonda Parker ficará em navegação durante 7 anos captando imagens do Sol e informações como a variação da velocidade do vento solar (emissão de partículas energéticas provenientes da coroa, sobretudo electrões e protões). Mas o objectivo principal será tentar perceber como a energia e calor circulam na atmosfera do Sol.
Como é sabido que as perturbações no vento solar influenciam o campo magnético da Terra, o qual protege o nosso planeta da radiação solar. Por isso quem sabe se durante este período de actividade da sonda Parker não é descoberta mais informação relevante que nos permita perceber melhor a influência do Sol no clima da Terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário