(foto das cheias recorde de 1966)
Noticiários têm mostrado as cheias de Veneza que ocorreram em Novembro de 2019 tentando associar (e alarmar) o facto com a teoria contemporânea das alterações climáticas, como se aquelas fossem uma consequência destas.
Mas se formos rigorosos a cidade de Veneza sempre teve inundações desde a sua fundação, sendo que os primeiros documentos que mencionam este fenómeno datam do século VI. Isto mostra que o planeamento da construção da cidade com o risco existente de inundações foi assumido desde o início ou então tratou-se de um erro de cálculo. Nuns anos a água sobe pouco, noutros sobe mais obrigando os habitantes e turistas da cidade a circular de barco ou em passadiços provisórios.
Portanto se a subida das águas acontece desde sempre prova-se que o problema nada tem a ver com a teoria das alterações climáticas. Ou seja, quer haja ou não haja alterações climáticas as cheias de Veneza vão continuar a acontecer todos os anos porque a cidade sofre do mesmo problema que a Holanda - necessita de um dique gigante para suster as águas.
A Holanda, como é sabido, executou há bastante tempo o seu megaprojecto de engenharia e resolveu o problema. Veneza necessita de uma solução semelhante para acabar de vez com o eterno dilema. O "projeto Moisés" deu início a esta empreidtada mas está parado há anos e ainda não viu a sua conclusão.
O fenómeno de cheias em Veneza é denominado por Acqua Alta - veja aqui - e ocorre periodicamente quando o Mar Adriático sobe de nível. Só a partir do final do século XIX, começaram a ser registados dados estatísticos sobre os níveis atingidos pela Acqua Alta. Aqui ficam os níveis recorde registados até hoje:
1º - 1966 : 1,94m
A maior cheia aconteceu em 1966 e foi apelidada de "Acqua Granda" tendo atingido 1,94m de altura.
2º - 2019 : 1,87m
Apesar de ter atingido este registo este ano ainda não consegue superar o recorde de 1966.
3º - 2008 : 1,56m
Fica a pergunta: se a teoria contemporânea das alterações climáticas (e do aquecimento global) dizem que hoje o planeta está mais quente e são emitidas mais quantidades de CO2 porque é que o recorde foi atingido há 53 anos?
Sem comentários:
Enviar um comentário