Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
A história de Centralia ensina-nos como devemos ter cuidado com a natureza
Centralia, uma pequena localidade da Pensilvânia nos USA, foi totalmente abandonada pela população residente depois de um pequeno incidente de origem humana se transformar num fenómeno natural incontrolável.
A economia desta pequena cidade de Centralia cresceu com a exploração de minas de carvão subterrâneas e a escavação de túneis foi crescendo por baixo do solo.
Mas em 1962 uma simples queima de lixo junto a uma lixeira rapidamente transformou Centralia num forno autêntico. Depois da queima de lixo foram apagadas as chamas num procedimento normal com o lançamento de água. No entanto durante esta queima o fogo conseguiu passar por um buraco no solo e dirigiu-se para as minas subterrâneas, ricas em carvão. E como é sabido o carvão é um combustível que arde facilmente.
Rapidamente os túneis das minas e o subsolo de Centralia foram invadidos por um incêndio subterrâneo que continua incontrolável até aos dias de hoje. O fogo subterrâneo dura há 57 anos e as temperaturas podem atingir os 1500ºC. É possível ver o fumo a sair do solo como autênticos geisers mesmo no inverno durante o perído de neve. O cenário assemelha-se a lava acabada de sair de um vulcão.
A população foi forçada a abandonar o local e hoje Centralia é uma cidade fantasma entregue à natureza. O incêndio subterrâneo de proporções incontroláveis foi inadvertidamente provocado pelo homem devido à exploração de minas de carvão e ao acidente durante uma queima de lixo. Ensina-nos como devemos respeitar a natureza. Se não tivermos cuidado ela vira-se contra o homem. Trata-se de uma questão de poluição ambiental com impacto no ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário