Quem é o culpado pelas alterações climáticas?
Created with Survey Maker
O lixo que dá à costa nas praias é um problema ambiental ou civilizacional?
Todos nós gostamos de estender a toalha na praia para apanhar banhos de sol no Verão. Ninguém gosta é de chegar a um areal e dar de caras, neste caso de pés, com um amontoado de lixo que vão de beatas de cigarros, sacos de plástico, garrafas até restos de comida, etc...
Recentemente na República Dominicana uma vaga de lixo foi arrastada pelas marés e deu à costa numa praia local. Seguiram-se campanhas mediáticas contra o uso de plásticos, um material que demora bastantes anos a ser reciclado pela natureza. O uso de palhinhas irá mesmo ser banido da UE. Mas este problema de poluição que afecta os oceanos tem a ver com o tipo de material?
Campanha mediática contra os plásticos não resolve um problema civilizacional
Ora vejamos, mesmo que se resolva banir o fabrico e uso de sacos de plásticos ou outros utensílios feitos do mesmo material isso não evita que a poluição desaparece dos oceanos.
É certo que ao substituir-se os plásticos por materiais biodegradáveis a mãe natureza agradece já que terá mais facilidade em reciclar o lixo.
Mas se nada for feito para educar as pessoas o lixo continuará a ser atirado ao mar pelas mesmas pessoas, seja ele reciclável ou não. O lixo que todos os anos dá à costa nas praias de todo o mundo é um problema ambiental já que perturba o ecossistema, mas é também um problema da nossa civilização incapaz de respeitar a natureza e indiferente ao meio ambiente.
Por isso mais importante que proibir o uso de plásticos é obrigar as pessoas a não deitarem o lixo no mar ou nas praias, seja ele qual for. Se todos tivermos o cuidado de deitar o lixo nos recipientes e locais adequados nunca será preciso andar a limpar as praias e oceanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário